TV 247 logo
      HOME > Economia

      Em SP, fórum da província chinesa de Shandong amplia "sinergia" com acordos em mineração, agronegócio e tecnologia

      O vice-governador de Shandong, Song Junji, também destacou o potencial de cooperação entre a província e as políticas econômicas do governo Lula

      (Foto: Assessoria)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A província chinesa de Shandong busca aumentar sua presença no mercado brasileiro em uma ampla gama de setores, da mineração ao agronegócio e às cadeias da indústria tecnológica. Durante um evento em São Paulo nesta segunda-feira (10), autoridades dos dois países destacaram a "sinergia" entre as políticas de desenvolvimento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos governos estaduais com a economia chinesa, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil.

      O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ressaltou a importância da parceria entre os dois países em um momento de grandes tensões geopolíticas, e defendeu o aprofundamento das relações econômicas em setores de alta tecnologia voltados ao agronegócio. 

      "Os laços de amizade entre os países tornaram-se complementares, econômicos. O Brasil é Shandong são referências na produção de alimentos. A edição gênica, que vai além dos transgênicos, avança na China, e temos interesse nessas tecnologias para garantir o crescimento sustentável da produção de alimentos. O Brasil não deve comprar e vender apenas alimentos à China. Em momentos como esse, de instabilidade geopolítica, do Brics e do Sul Global, e ainda mais entre Brasil e China, serão formas de estabilidade", afirmou. 

      O vice-governador de Shandong, Song Junji, também destacou o potencial de cooperação entre as economias e citou a sinergia entre as políticas econômicas do governo Lula e Shandong.

      "O Brasil é vasto e rico em recursos, com uma cultura muito admirada. Shandong é repleta de oportunidades e uma das províncias costeiras mais importantes da China. Seremos pioneiros no desenvolvimento. Foi lá que Confúcio nasceu, e preserva seu legado e espírito. Lideramos o agronegócio nacional, sendo a maior exportadora da China, e sua indústria manufatureira e de alta tecnologia são bastante conhecidas. A nova política do Brasil e o Novo PAC tem grande complementaridade com Shandong", afirmou. 

      Felicio Ramuth, vice-governador de SP, reforçou a importância dos acordos firmados durante o evento, citando parcerias frutíferas na área de infraestrutura. "A China tem sido um grande parceiro no programa de desestatização. A CRRC venceu o trem São Paulo-Campinas, contando com uma parceria também do BNDES. A Linha 17 também terá como parceiro a BYD. O túnel imerso Santos-Guarujá é também uma oportunidade". 

      O evento marcou a formalização de uma série de acordos bilaterais, com destaque para a cooperação em mineração, onde o Shandolg Gold Group e o Grupo Ouro do Brasil firmaram uma parceria. No setor tecnológico, as empresas Multilaser e Hisense anunciaram uma colaboração para ampliar a produção e a distribuição de produtos eletrônicos.

      A ampliação da presença de Shandong no Brasil reflete o fortalecimento das relações bilaterais e a confiança no potencial de crescimento da economia brasileira. Com acordos que abrangem setores-chave, a parceria entre os dois países promete impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico em ambos os lados, disseram participantes do evento. 

      Assista à análise: 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...