Ações sobem após BP anunciar megadescoberta de gás e petróleo na costa brasileira
Campo Bumerangue, na Bacia de Santos, é a maior descoberta da petroleira britânica em 25 anos e tem 500 metros de hidrocarbonetos
247 - As ações da petroleira britânica BP subiram cerca de 1,5% na Bolsa de Nova York nesta segunda-feira (4), impulsionadas pelo anúncio de uma grande descoberta de gás e petróleo no Brasil, mesmo em um dia de queda superior a 2% nos preços internacionais do petróleo. A informação foi publicada pelo InfoMoney.
Segundo a companhia, trata-se da maior descoberta feita pela BP nos últimos 25 anos. A jazida foi localizada no Campo de Bumerangue, na Bacia de Santos, a 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A área tem mais de 300 quilômetros quadrados de extensão e contém um reservatório de carbonato de alta qualidade com uma coluna de hidrocarbonetos bruta estimada em 500 metros.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar esta descoberta significativa […], a maior realizada pela BP em 25 anos”, afirmou Gordon Birrell, vice-presidente executivo da empresa, em nota.
Altos níveis de CO₂ exigem nova análise
A BP informou que os testes iniciais no local revelaram níveis elevados de dióxido de carbono nos fluidos, o que exigirá análises laboratoriais adicionais para melhor avaliação do potencial do bloco. A empresa detém 100% de participação no projeto, por meio de parceria com a estatal Pré-Sal Petróleo S.A., e obteve o bloco em leilão realizado em dezembro de 2024.
A companhia deve divulgar seus resultados financeiros do segundo trimestre nesta terça-feira (5), e a descoberta pode influenciar as projeções de médio e longo prazo para suas operações no Brasil.
Avaliações do mercado
De acordo com o Bradesco BBI, o achado representa uma nova frente de atuação para a BP no país e reforça o potencial ainda não explorado da Bacia de Santos. A Genial Investimentos, por sua vez, avalia que o impacto imediato sobre empresas brasileiras listadas na B3, como a Petrobras (PETR3; PETR4), deve ser limitado.
“Entretanto, esse evento chama a atenção por ocorrer no momento em que as descobertas comerciais no pré-sal estavam diminuindo gradativamente ano após ano. Apesar de ser cedo para chegar a qualquer conclusão material sobre a área, é importante observar se esse evento pode destravar novos esforços exploratórios no campo do pré-sal a partir de agora”, afirmaram analistas da Genial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: