HOME > Cultura

Marcelo Rubens Paiva presenteia Lula e Janja com novo livro do escritor

"Sua presença e sua escrita são parte fundamental do resgate da nossa memória e da nossa história", afirmou Lula sobre o artista

Janja, Marcelo Rubens Paiva, Lula e Margareth Menezes (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

247 - O escritor Marcelo Rubens Paiva deu o seu novo livro de presente para o presidente Lula e para a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve presente no encontro em Brasília (DF).

O presidente Lula comentou sobre o presente. "No dia da exibição do filme 'Ainda Estou Aqui', no Palácio do Alvorada, o Marcelo Rubens Paiva não pôde estar presente, mas hoje tivemos a honra de recebê-lo. Ele nos presenteou com todos os seus livros — inclusive o mais novo, que foi lançado recentemente. Marcelo é o autor da obra que inspirou o filme vencedor do primeiro Oscar brasileiro. Sua presença e sua escrita são parte fundamental do resgate da nossa memória e da nossa história", afirmou.

Em março, o cinema brasileiro fez história na 97ª edição do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi o grande vencedor na categoria de melhor filme internacional. Uma conquista inédita para o cinema brasileiro.

O filme brasileiro superou Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia).

Walter Salles dedicou a conquista para Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido na ditadura, cuja busca em saber o destino do marido norteou o roteiro do filme. Em seu discurso de agradecimento, o cineasta brasileiro também ressaltou os trabalhos de Fernanda Torres, e sua mãe, Fernanda Montenegro.

Com suas indicações, o filme de Walter Salles sobre o desaparecimento do deputado Rubens Paiva (1929-1971) e a saga de sua esposa Eunice Paiva (1929-2018) já chegou vitorioso à festa da indústria cinematográfica.

O livro autobiográfico que nomeia o filme, de autoria de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice,  foi para o topo das listas dos mais vendidos. O próprio caso Rubens Paiva ganhou novos desdobramentos recentemente. 

Por determinação da Justiça, em janeiro deste ano a certidão de óbito do ex-deputado foi corrigida. Na versão original do documento, ele foi tido como “desaparecido político”. Na nova redação, consta agora que sua morte foi violenta, causada pelo Estado brasileiro (com Abr).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...