HOME > Cultura

Gil e Caetano se apresentam em ato cultural no BNDES em memória ao pianista Tenório Jr.

Gilberto Gil coordena homenagem no BNDES a Tenório Jr., com shows de Caetano, Joyce e Marcos Valle e presença de movimentos de memória

Gilberto Gil (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será palco, nesta quarta-feira (1º), às 19h, de um ato cultural em homenagem ao pianista Francisco Tenório Jr., desaparecido em março de 1976 durante a ditadura argentina e morto no contexto da Operação Condor. O corpo do músico brasileiro, referência do samba-jazz e da bossa nova, foi identificado oficialmente apenas no último dia 13 de setembro, quase cinco décadas após o desaparecimento.

O evento reunirá alguns dos maiores nomes da música popular brasileira. Coordenada por Gilberto Gil, a programação artística terá apresentações de Caetano Veloso, Joyce Moreno, Marcos Valle e outros convidados.

A cerimônia também contará com a presença de lideranças das Mães da Praça de Maio, da Argentina, e da Marcha do Silêncio, do Uruguai, movimentos que reúnem familiares de desaparecidos políticos em seus países. Representantes da família de Eunice e Rubens Paiva — além de parentes de Tenório Jr. — também participarão da homenagem.

Carioca de Laranjeiras, Tenório Jr. deixou sua marca na música brasileira com colaborações ao lado de nomes como Vinícius de Moraes, Toquinho, Gal Costa e Milton Nascimento. Sua trajetória interrompida pela repressão tornou-se símbolo das violações cometidas pelas ditaduras militares na América do Sul.

Carregando anúncios...