Família de Gilberto Gil organiza repatriação do corpo de Preta Gil após morte nos EUA
Cantora faleceu neste domingo (20), em Nova York, vítima de complicações de um câncer; corpo será trazido ao Brasil para despedidas
247 - A família de Gilberto Gil está organizando a repatriação do corpo da cantora Preta Gil, que morreu neste domingo (20), em Nova York, nos Estados Unidos, onde fazia tratamento contra um câncer. A informação foi divulgada pelo próprio cantor, por meio de nota publicada nas redes sociais.
"Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas", escreveu Gilberto Gil, pedindo compreensão neste "momento difícil" para todos os familiares.
Preta Gil tinha 50 anos e tratava um câncer de intestino desde janeiro de 2023. Após etapas de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia no Brasil, ela seguiu para os Estados Unidos, onde passou por terapias experimentais. A cantora estava hospedada em Nova York e recebia acompanhamento em um centro médico especializado em Washington.
Apesar da gravidade da doença, Preta manteve sua presença pública sempre que possível. Sua última apresentação aconteceu ao lado do pai, durante a turnê de despedida de Gilberto Gil, no fim de abril, em São Paulo.
Figura importante da música e da cultura brasileira, Preta teve uma trajetória marcada pelo ativismo, pela pluralidade e pela luta contra o preconceito. Filha de Gil e afilhada de Gal Costa, lançou seu primeiro disco aos 29 anos e criou, anos depois, o “Bloco da Preta”, um dos maiores do Carnaval carioca.
Além da carreira musical, também atuou na televisão e empreendeu no setor de marketing de influência. Era mãe de Francisco Gil e avó de Sol de Maria.A família ainda não divulgou informações sobre o traslado e o velório, mas o corpo de Preta será trazido ao Brasil nos próximos dias para as últimas homenagens.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: