HOME > COP30

Lula cobra países a apresentarem compromissos climáticos e diz que fracasso da COP30 pode ser vitória do negacionismo

Presidente também defendeu maior financiamento das nações ricas às em desenvolvimento para combater mudanças climáticas

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede da ONU em Nova York - 23/09/2025 (Foto: REUTERS/KYLIE COOPER)

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta quarta-feira que os países que ainda não apresentaram sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) de redução de emissões dos gases causadores das mudanças do clima o façam e disse que um fracasso da conferência da ONU sobre o clima COP30, que será realizada no Brasil, pode representar a vitória do negacionismo.

Em discurso realizado na Cúpula do Clima, realizada às margens da Assembleia-Geral das Nações Unidas na sede da ONU em Nova York, Lula afirmou que os líderes mundiais terão de provar que ouvem a ciência e tomar uma decisão de combate às mudanças climáticas durante a COP30 em novembro em Belém.

"Se não tomarmos decisão, a sociedade vai parar de acreditar nos seus líderes e, ao invés de nós fortalecermos a luta contra o aquecimento global, a gente vai ajudar o descrédito na política, no multilateralismo e na democracia", disse.

"E todos nós perderemos, porque o negacionismo poderá vencer. Por isso, a bola está com a COP30 de Belém e eu espero contar com todos vocês."

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...