Xi Jinping se reúne com presidente do Tajiquistão
Xi Jinping reiterou que a China e o Tajiquistão devem fortalecer o alinhamento de suas estratégias de desenvolvimento e promover a cooperação
CGTN – Na tarde desta terça-feira (2), o presidente chinês, Xi Jinping, recebeu, no Grande Palácio do Povo, em Beijing, o presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon, que está na China para participar da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai 2025 e das comemorações do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista.
Xi Jinping reiterou que a China e o Tajiquistão devem fortalecer o alinhamento de suas estratégias de desenvolvimento e promover a cooperação em diversas áreas. A China está disposta a incentivar mais empresas chinesas a investir no Tadjiquistão e apoiar as duas partes na expansão da cooperação em áreas como veículos de nova energia, economia digital e infraestrutura, além de aprofundar o intercâmbio em prevenção e redução de desastres, saúde, cultura e educação.
As duas partes devem continuar a promover a cooperação antiterrorista, combater conjuntamente as “três forças malignas”do terrorismo, extremismo e separatismo, salvaguardando os interesses estratégicos comuns. Os dois países devem fortalecer a coordenação em assuntos multilaterais, implementar conjuntamente a Iniciativa de Governança Global e promover a construção de um sistema de governança global mais justo e equitativo. Tanto a China quanto o Tadjiquistão fizeram enormes sacrifícios pela vitória na Segunda Guerra Mundial e devem salvaguardar resolutamente os frutos dessa vitória, bem como trabalhar juntos para promover a nobre causa da paz e do desenvolvimento mundial.
Emomali Rahmon, por sua vez, disse que o Tajiquistão está disposto a fortalecer a cooperação com a China em uma ampla gama de áreas, incluindo comércio e economia, economia verde, economia digital e infraestrutura. Ele disse que acolhe empresas chinesas para investir e fazer negócios no Tajiquistão. O líder tajique parabenizou os 80 anos da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e disse que o Tajiquistão está disposto a trabalhar com a China para promover a implementação da Iniciativa de Governança Global, formulada pelo presidente Xi Jinping, fazendo com que a governança internacional seja mais razoável e eficaz.