Xi Jinping recebe presidente do Cazaquistão em Tianjin
No encontro, Xi Jinping apontou que a China e o Cazaquistão são parceiros estratégicos confiáveis
CGTN – Na noite deste sábado (30), o presidente chinês, Xi Jinping, recebeu em Tianjin o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, que está na China para participar da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) e eventos comemorativos do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial.
No encontro, Xi Jinping apontou que a China e o Cazaquistão são parceiros estratégicos confiáveis. Não se importam com as mudanças na situação internacional, porém, ambas as partes devem manter a amizade, a política de boa-vizinhança, o princípio de abertura e de benefícios mútuos, e construir conjuntamente a comunidade de futuro compartilhado China-Cazaquistão. Além disso, o líder chinês disse que ambos os países se apoiam nas questões de interesse fundamental e de grande preocupação, e devem continuar a consolidar e expandir cooperações bilaterais entre os dois lados, promovendo as relações entre os dois países para o novo patamar.
Xi Jinping espera que as duas partes fortaleçam a conjugação de suas estratégias de desenvolvimento, explorem mais pontos de convergência de interesses e novos motores de cooperação; consolidem a cooperação energética, promovam os laços entre os povos, aprofundem a colaboração multilateral, tornem a OCS em uma força importante para salvaguardar o sistema internacional com base nas Nações Unidas e impulsionem a ordem internacional num sentido mais justo e razoável.
Por sua vez, o presidente Tokayev afirmou que a China exerceu de forma eficaz a presidência rotativa da OCS, e que o Cazaquistão participou ativamente de todas as agendas, sempre disposto a cooperar estreitamente com a parte chinesa para garantir o sucesso completo da próxima Cúpula da OCS. Na ocasião, ele parabenizou também o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do povo chinês contra a Agressão Japonesa, ele salientando que o povo chinês fez uma contribuição significativa para a vitória da Guerra Mundial Anti-Fascista.
Durante o encontro, os dois líderes testemunharam as assinaturas de mais de 20 documentos de cooperação bilateral, bem como a inauguração de duas novas Oficinas Luban no Cazaquistão.
Fonte: CMG