TV 247 logo
      HOME > China

      FTP de Hainan marcará sua operação aduaneira independente em dezembro deste ano

      Para a China, a construção do FTP de Hainan é uma estratégia nacional importante, com foco no padrão mais alto de abertura do mundo

      (Foto: CGTN)

      CGTN – O Porto de Livre Comércio (FTP, na sigla em inglês) de Hainan lançará oficialmente uma operação aduaneira independente em toda a ilha a partir do dia 18 de dezembro deste ano, anunciou o governo chinês nesta quarta-feira (23). A medida é considerada um marco no caminho da abertura da China, que não apenas contribui para o desenvolvimento econômico do país, mas também traz mais oportunidades para todo o mundo.

      Em 18 de dezembro de 1978, a Terceira Sessão Plenária do 11º Comitê Central do Partido Comunista da China deu início à grande jornada de reforma e abertura do país. Exatos 47 anos depois, a operação aduaneira independente do FTP de Hainai assume um significado emblemático, sobretudo no atual cenário de crescente protecionismo comercial e ventos contrários à globalização econômica. A medida reflete a determinação da China em promover uma abertura de alto padrão, preservar o multilateralismo e ampliar oportunidades de exportação, cooperação comercial e investimento para países de todo o mundo, contribuindo para a construção de uma economia global mais conectada e inclusiva.

      Para a China, a construção do FTP de Hainan é uma estratégia nacional importante, com foco no padrão mais alto de abertura do mundo. Com a operação aduaneira independente, toda a ilha de Hainan se tornará uma área especial sob supervisão alfandegária, onde será aplicado um sistema político mais livre e conveniente: política mais preferencial de tarifa zero, medidas de gestão comercial mais flexíveis, processos de passagem mais ágeis e um modelo de supervisão mais eficiente.

      Tomando a política de tarifa zero como exemplo: após a operação aduaneira independente em toda a ilha de Hainan, o número de linhas tarifárias de produtos com tarifa zero será ampliado dos atuais 1.900 para cerca de 6.600, representando aproximadamente de 74% do total. A implementação de medidas de gestão comercial mais flexíveis e processos de passagem mais convenientes significa um reajuste na lista atual de produtos importados, facilitando o fluxo de mercadorias, pessoas e capital.

      A aplicação de um modelo de supervisão mais eficiente implica em uma fiscalização de baixa intervenção e alta eficiência sobre os produtos com tarifa zero. 

      Com a aproximação da operação aduaneira independente oficial, Hainan está atraindo mais investimentos estrangeiros. Dados mostram que, nos últimos cinco anos, o FTP da ilha utilizou 102,5 bilhões de yuans em capital estrangeiro, com crescimento médio anual de 14,6%. O investimento direto estrangeiro foi de US$ 9,78 bilhões, registrando um salto anual 97%. Mais de 8 mil empresas com capital estrangeiro foram criadas, com avanço de 43,7% em termos anuais. 

      A operação aduaneira independente da ilha de Hainan, no dia 18 de dezembro, não é apenas uma homenagem à história, mas também um compromisso com o futuro - a China abrirá ainda mais suas portas e dará suas próprias contribuições para o estabelecimento de um sistema econômico global mais conectado, inclusivo e inovador.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...