HOME > Brasil

Vice de Trump chama governo chinês de 'camponeses'

Ministério das Relações Exteriores da China classificou as declarações como “ignorantes e desrespeitosas”

J.D. Vance (Foto: Reuters)

247 – As tensões entre Estados Unidos e China ganharam um novo capítulo nesta terça-feira (8), após o vice-presidente norte-americano JD Vance se referir ao governo chinês como "camponeses" durante uma entrevista à Fox News.

A declaração ocorreu enquanto Vance criticava o que chamou de dependência excessiva dos EUA do mercado chinês. "Nós pegamos dinheiro emprestado de camponeses chineses para comprar as coisas que esses camponeses chineses fabricam", disse.

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, classificou as declarações como “ignorantes e desrespeitosas” e lamentou que tenham partido de um alto representante do governo americano.

Ainda nesta terça-feira, a Casa Branca anunciou a aplicação de tarifas de 104% sobre produtos chineses — medida que supera até mesmo o “tarifaço” anterior do presidente norte-americano Donald Trump, que havia fixado um aumento de 34% sobre as taxas originais. A nova alíquota foi uma reação à retaliação de Pequim, que havia aumentado as tarifas para produtos norte-americanos após o tarifaço.

Em comunicado oficial, China declarou estar preparada para continuar respondendo com medidas equivalentes, mesmo reconhecendo que, em uma guerra comercial, todos saem perdendo.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...