HOME > Brasil

Sabino desiste de demissão e mantém cargo no governo Lula

Apoiado por 46 deputados da bancada na Câmara, ministro do Turismo reverte decisão tomada após pressão do União Brasil

O presidente Lula e o ministro do Turismo, Celso Sabino, se abraçam no dia da posse do titular da pasta - 03/08/2023 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - O ministro do Turismo, Celso Sabino, decidiu permanecer no governo do presidente Lula. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, inicialmente, Sabino havia entregue uma carta de demissão motivado pela pressão do União Brasil, mas o respaldo da bancada na Câmara para sua permanência pesou decisivamente na reversão da decisão.

Segundo informações de parlamentares, 46 dos 59 deputados da legenda assinaram uma carta em defesa da continuidade de Sabino no comando do Ministério do Turismo. O gesto evidencia a preocupação do grupo em manter o acesso à pasta, considerada estratégica, mesmo diante do processo interno de expulsão iniciado pelo partido.

A expectativa é que a medida também reflita uma disposição de parte do Centrão em se alinhar ao governo Lula visando as eleições de 2026, ainda que as cúpulas partidárias defendam a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Parlamentares relataram que Sabino ficou descontente com a antecipação do processo de expulsão, que deveria ter ocorrido após seu retorno de viagem ao Pará com o presidente Lula. O União Brasil havia dado um ultimato para a saída do ministro em 18 de setembro, após a federação União-PP anunciar oficialmente o desembarque do governo no início do mês.

Nos últimos dias, gestos públicos de Lula em apoio a Sabino contribuíram para fortalecer sua posição, especialmente diante da intenção do ministro de concorrer ao Senado em 2026 com o apoio do presidente. A situação de Sabino também levanta questionamentos sobre outros ministros pressionados a deixar o governo, como André Fufuca, do Esporte, que pode seguir caminho semelhante na tentativa de permanecer na Esplanada.

Carregando anúncios...