Recém-filiado ao PSDB, Ciro não descarta candidatura ao Planalto em 2026
Segundo aliados, Ciro avalia desempenho em pesquisas antes de definir irá disputar o governo do Ceará ou à Presidência da República
247 - O ex-governador Ciro Gomes, prestes a se filiar ao PSDB, ainda não definiu qual cargo pretende disputar nas eleições de 2026. Embora a principal tendência seja uma candidatura ao governo do Ceará, em oposição ao atual governador Elmano de Freitas (PT), o pedetista não descarta uma nova tentativa de chegar à Presidência da República.
De acordo com a coluna de Gustavo Uribe, da CNN Brasil, Ciro tem avaliado o cenário político nacional e considera que uma conjuntura de candidaturas fragmentadas no campo da oposição poderia favorecê-lo. Com um sólido “recall eleitoral” após várias campanhas presidenciais, Ciro acredita que pode se tornar um nome competitivo, especialmente se o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidir não disputar o Planalto.
Estratégia e possibilidades
Segundo a reportagem, aliados de Ciro afirmam que sua decisão dependerá do desempenho nas pesquisas de intenção de voto e da movimentação de figuras importantes da direita e do centro político. “Se o quadro nacional permitir, ele não descarta uma candidatura presidencial”, afirmou uma fonte próxima ao ex-ministro.
Outro cenário em análise é a possibilidade de o cearense compor uma chapa como vice-presidente. No entanto, a hipótese é considerada improvável caso Tarcísio entre na corrida presidencial. Setores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem que a chapa do campo conservador mantenha um integrante com o sobrenome Bolsonaro, o que reduziria as chances de uma aliança com Ciro.
Reposicionamento político
Ciro Gomes, que recentemente deixou o PDT, busca reconfigurar seu espaço político após o distanciamento do campo petista. A filiação ao PSDB, prevista para as próximas semanas, representa uma tentativa de reposicionar-se no espectro político e recuperar protagonismo em meio à reorganização das forças de oposição ao governo federal.


