HOME > Brasil

Polícia Civil realiza operação em 17 estados contra exploração sexual infantil na internet

Policiais cumprem 44 mandados de busca e apreensão

Agentes e viatura da Polícia Civil do Paraná (Foto: PCPR)

247 - Uma grande operação policial, coordenada pela Polícia Civil, está em andamento em 17 estados e no Distrito Federal, visando desmantelar uma rede de exploração sexual infantil. A ação, batizada de Pharos II, tem como objetivo combater a venda e o compartilhamento de material que registra abusos contra crianças e adolescentes. As informações são do g1.

A operação conta com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e da Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos.

De acordo com informações da Polícia Civil, estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão contra suspeitos envolvidos no armazenamento, compartilhamento e comercialização de material ilícito, como fotos e vídeos de abuso infantil. A investigação teve início após a Polícia Civil do Paraná apreender um dispositivo eletrônico contendo imagens de abusos que estavam sendo comercializadas por meio de aplicativos de mensagens. A partir dessa apreensão, foi possível identificar uma rede de usuários de diversas regiões do país, que trocavam esse material ilegal pela internet.

A operação Pharos II tem como foco principal a erradicação de práticas criminosas envolvendo a exploração sexual infantil online. Os alvos da operação são suspeitos de trocar material ilegal de abuso infantil e, em alguns casos, comercializá-lo. "Essa ação visa desarticular uma rede criminosa que explora menores e comercializa esse tipo de material, proporcionando uma resposta contundente a essa problemática", afirmou um representante da Polícia Civil do Paraná.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...