PL gastou R$ 3,3 milhões em jatinhos para Nikolas Ferreira durante eleições de 2024
Segundo os documentos, entre 11 de setembro e 25 de outubro de 2024 o PL bancou 14 deslocamentos em jatinhos particulares para Nikolas
247 - O Partido Liberal (PL) desembolsou R$ 3,3 milhões em voos fretados para o deputado federal Nikolas Ferreira (MG) durante a campanha eleitoral de 2024. Embora não tenha se candidatado, o parlamentar foi considerado um dos principais cabos eleitorais da legenda, viajando pelo país em apoio a candidatos da sigla. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles, com base na prestação de contas do partido entregue à Justiça Eleitoral no dia 30 de junho deste ano.
Segundo os documentos, entre 11 de setembro e 25 de outubro de 2024 o PL bancou 14 deslocamentos em jatinhos particulares para Nikolas. Em dois desses voos, sua esposa, Lívia Orletti, constava na lista de passageiros, junto a assessores e seguranças do deputado.
Campanha nacional
Os voos incluíram passagens por aeroportos como o Campo de Marte, em São Paulo, e Jundiaí (SP). O objetivo, de acordo com integrantes do PL, era garantir maior capilaridade às campanhas municipais e fortalecer a presença da legenda em diferentes regiões.
No primeiro turno, Nikolas esteve em dez capitais brasileiras, ajudando o partido a chegar à segunda rodada em sete delas: Cuiabá (MT), Belém (PA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Palmas (TO). Houve ainda vitória em primeiro turno em Rio Branco (AC). As derrotas ocorreram no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde o deputado apoiou o coach Pablo Marçal (PRTB).
Além dele, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, e o senador Marcos Pontes (SP) também tiveram deslocamentos aéreos pagos pela sigla no período eleitoral.
“Oráculo digital”
Dentro do PL, Nikolas é tratado como um dos principais articuladores da militância nas redes sociais. A influência do deputado nas plataformas digitais fez com que a legenda o consultasse para desenhar estratégias contra adversários políticos e ampliar o alcance das pautas bolsonaristas.
O episódio mais simbólico ocorreu em agosto de 2024, quando a direita conseguiu dominar os debates online diante de críticas ligadas ao chamado “tarifaço dos Estados Unidos” e das sanções da Casa Branca contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Na ocasião, o termo “Brasil acima do STF” alcançou o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados de política, somando mais de 123 mil menções em poucas horas e superando a tag de oposição “Brasil com STF”. Na mesma onda, a expressão “Brasil com Bolsonaro” também ganhou força e entrou nos tópicos mais discutidos.
Sem manifestação oficial
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do deputado para comentar os gastos com os fretamentos, mas não obteve resposta até a publicação. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.