Parlamentares do PT repudiam bandeira dos EUA em atos do 7 de Setembro: 'traidores da pátria'
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães ressaltou o contraste entre a postura dos manifestantes e a celebração feita por Lula em Brasília.
247 - Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) repudiara a atitude de apoiadores de Jair Bolsonaro em atos realizados neste domingo (7), que levaram a bandeira dos Estados Unidos para os atos realizados na Avenida Paulista durante o Dia da Independência do Brasil. As manifestações pediam anistia aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), ironizou a presença de bandeiras estrangeiras em plena data cívica brasileira.
“Olha a diferença. Lula com a bandeira do Brasil defendendo a soberania. Bolsonaristas e a bandeira dos EUA com as tarifas e a sabotagem contra a economia brasileira. Que coisa vergonhosa! Traidores da pátria. O dia deles é o 4 de julho”, escreveu ele em suas páginas nas redes sociais.
E acrescentou: “7 de setembro: Lula defende a soberania enquanto os atos bolsonaristas exaltam bandeira norte-americana e pedem para os EUA ‘salvarem’ o Brasil. TRAIDORES!”.
Os bolsonaristas também usaram camisetas com a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e, em algumas cidades, chegaram a erguer bonecos em alusão ao republicano. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou o contraste entre a postura dos manifestantes e a celebração feita pelo presidente Lula em Brasília.
“Olhem quanta diferença! Eles mudaram de lado! São americanos e traidores da pátria. Nós somos o Brasil soberano. Patriota de verdade é quem ergue a bandeira do Brasil, quem defende nossa soberania, nossa democracia e o direito do nosso povo decidir o próprio futuro.”
A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) reforçou o lema “sem anistia” e disse: “7 de setembro mostrando quem são os verdadeiros patriotas! SEM ANISTIA!!”.
Já a deputada Luizianne Lins (PT-CE) afirmou: “O Brasil é dos brasileiros! 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, bolsonaristas levantam a bandeira dos Estados Unidos. Mais que nunca, é momento de união nacional contra aqueles que traem a pátria, atacam os empregos dos brasileiros e a democracia.”
O deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) também criticou a atitude: “Dia da Independência do Brasil. E o que fazem os que se dizem ‘patriotas’? Vão à Paulista com a bandeira dos EUA. Isso não é patriotismo. É submissão. Vergonha para história do nosso Brasil! A nossa bandeira é verde e amarela.”
Outros parlamentares do PT usaram as redes sociais para destacar a incoerência dos atos. O deputado Rogério Correia (PT-MG) declarou: “Mas é ÓBVIO que eles iam colocar uma bandeira americana na Avenida Paulista em pleno 7 de setembro. Para eles, hoje é o dia da DEPENDÊNCIA. De celebrar a colonização de suas mentes e a subserviência que prestam aos agentes externos. Vira-latas!”.
Na mesma linha, o deputado Helder Salomão (PT-ES) escreveu: “Os FALSOS PATRIOTAS perderam completamente a vergonha na cara. Abandonaram a bandeira brasileira. A bandeira deles é a norte-americana.”
O deputado Elton Welter (PT-PR) reforçou a crítica: “Enquanto nós defendemos o Brasil, a extrema-direita, que está prestes a ver seu maior líder ir pra cadeia por tentativa de golpe, prefere exaltar a bandeira do país que atua para prejudicar nossa economia e nossa agricultura.”
Já Tadeu Veneri (PT-PR) declarou sentir “vergonha” ao ver bolsonaristas carregando a bandeira dos EUA no Dia da Independência.