‘Ô cara de pau, se defenda! Mostre que você é inocente’, diz Lula sobre Bolsonaro
Em evento em Rondônia, presidente Lula ironiza campanha por anistia, critica postura de Bolsonaro e compara caso com sua prisão na Lava Jato
247 - Em visita a Porto Velho (RO) nesta sexta-feira, 8, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado. Segundo reportagem de O Estado de S.Paulo, Lula ironizou a campanha pela anistia a Bolsonaro antes do fim do julgamento e o instou a enfrentar o processo judicial. “Ô cara de pau, se defenda! Mostre que você é inocente”, disse Lula diante do público.
O discurso ocorreu durante cerimônia de anúncios de investimentos do governo federal no Estado, incluindo uma nova etapa do programa Luz para Todos, a construção da ponte binacional entre Guajará-Mirim e a Bolívia e a entrega de títulos fundiários e assentamentos de reforma agrária. O presidente da Bolívia, Luis Arce, esteve presente na solenidade, que marcou a ampliação de parcerias e obras estruturantes na região.
Lula afirmou que Bolsonaro goza de presunção de inocência, algo que ele próprio diz não ter tido em seus processos da Lava Jato. “O cidadão que está sendo julgado e aqueles que estão fazendo o impeachment de um ministro da Suprema Corte pois está julgando ele, deveriam aprender o seguinte: ele está tendo o que eu não tive”, declarou. O presidente também criticou o que considera vitimismo do antecessor. “Ao invés de ficar choramingando pelos cantos: ‘Ah, eu tô doente’ (...) Aí vai os filhos: ‘Ele está chorando, ele está nervoso’. Seja homem. Crie vergonha. E responda pelo que você fez”.
O petista voltou a mencionar críticas ao ex-presidente americano Donald Trump, defendendo a soberania nacional e afirmando que “a gente não se mete na Corte deles”. Também fez uma analogia com a independência feminina para falar da autonomia do país: “Uma mulher não deve morar com uma pessoa atrás de um prato de comida”, disse.
Por fim, Lula atacou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), prevendo sua cassação e comparando a postura dele com a de seus próprios filhos durante sua prisão. “Veja se vocês viram algum filho meu chorando pelos cantos quando eu fui preso? (...) Porque eu ensinei meus filhos a ter vergonha na cara, a ter caráter e a respeitar o País”, afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: