Na China, Lula critica tarifas de Trump e rejeita protecionismo
Presidente Lula disse que está 'inconformado' com a taxação que o presidente dos EUA tenta impor
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta segunda-feira (12), as tarifas comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que o protecionismo ameaça a ordem comercial global e pode gerar conflitos.
Lula disse que está 'inconformado' com a taxação que o presidente dos EUA tenta impor ao mundo e fez uma enfática defesa do multilateralismo, em discurso no Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim.
“É por isso que eu não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite, porque o multilateralismo depois da 2ª Guerra Mundial foi o que garantiu todos esses anos de harmonia entre os Estados. Não foi o protecionismo”, declarou o presidente.
Segundo Lula, o protecionismo no comércio internacional pode levar a conflitos, como ocorreu diversas vezes ao longo da história. “O protecionismo no comércio pode levar à guerra, como já aconteceu tantas vezes na história da humanidade. O que queremos é o multilateralismo para que a gente possa praticar o livre comércio”, afirmou.