Lula diz que está “tudo acertado” sobre IOF
"Apenas fazendo aquilo que tem que ser feito: conversar, encontrar uma solução e resolver”, disse o presidente
247 - Durante visita oficial à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “está tudo acertado” com o Congresso sobre medidas alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
“Você pode estar certo de que vai acontecer exatamente o que nós acertamos. Apenas fazendo aquilo que tem que ser feito: conversar, encontrar uma solução e resolver”, disse o presidente em coletiva de imprensa em Paris.
Segundo o presidente, estiveram presentes na reunião o ministro Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Gabriel Galípolo (Banco Central), além dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
O presidente da Câmara, no entanto, voltou a disparar contra o aumento do imposto. Em evento com empresários no litoral paulista. Motta classificou a elevação do tributo como uma “medida infeliz” e afirmou que “o brasileiro já apertou demais o cinto”.
“Temos um modelo fiscal que transfere as angústias do presente para o futuro. Isso não é apenas ineficiência, é injustiça. A conta, sempre ela, cai no colo do mais fraco”, afirmou. “Temos uma máquina pública que engorda enquanto o cidadão emagrece. Isso não é justo.”
Por outro lado, nova reunião entre líderes do Congresso e ministros está prevista para este sábado (8), em Brasília, para discutir saídas à proposta de elevação do IOF. Segundo apuração do Estadão, o encontro busca aparar arestas e evitar a derrubada do decreto presidencial no Parlamento.