Lula acusa Nikolas Ferreira de “defender o crime organizado” com campanha de fake news sobre o PIX
Presidente ainda prometeu “mostrar a cara de quem faz parte do crime organizado” no país e avisou: “Bolsonaro que tome cuidado”
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou, nesta sexta-feira (29), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de ter atuado em defesa do crime organizado ao espalhar desinformação sobre mudanças no sistema do PIX. Em entrevista à Rádio Itatiaia, Lula disse que o parlamentar mineiro fez campanha contra medidas da Receita Federal que buscavam ampliar o combate a esquemas ilegais.
“Tem um deputado que fez uma campanha contra a mudança que a Receita Federal propôs, e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado. E nós não vamos dar trégua”, afirmou o presidente, sem citar o nome de Nikolas no ar, mas deixando clara a referência.
Operação contra o ‘andar de cima’
Durante a entrevista, Lula exaltou a operação realizada nesta semana pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público de São Paulo, classificada como a mais importante em 525 anos de história do Brasil. Segundo ele, a ação mirou os setores mais poderosos do crime organizado.
“Ontem fizemos a operação mais importante da história para pegar, como diz o Haddad, o ‘andar de cima’. Até agora só íamos no andar de baixo. Agora queremos saber quem efetivamente faz parte do crime organizado. E quem fizer, vai aparecer”, declarou.
O presidente ressaltou que a estratégia envolve maior rigor na fiscalização das fintechs e o cruzamento de informações financeiras para desarticular redes sofisticadas. “O crime organizado hoje é muito sofisticado. Está na política, no futebol, na Justiça, em tudo quanto é lugar. É uma verdadeira multinacional. Mas nós vamos chegar lá”, disse.
Alerta a Bolsonaro
Lula aproveitou para enviar um recado direto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Nós vamos mostrar a cara de quem faz parte do crime organizado neste país, e o ex-presidente que tome cuidado”, advertiu.
Segundo o chefe do Executivo, o combate às organizações criminosas deve servir também de impulso para a aprovação da PEC da Segurança no Congresso Nacional. “O que aconteceu ontem foi muito importante. Acho que vai facilitar a aprovação da PEC. Queremos saber como o governo federal pode ajudar, junto aos governadores, a fazer a polícia mais eficiente”, afirmou.
Democracia e fake news
Ao ser questionado sobre o cenário eleitoral de 2026, Lula disse não temer adversários e relembrou disputas históricas contra Ulysses Guimarães, Paulo Maluf, Leonel Brizola e Aureliano Chaves. Para ele, o verdadeiro embate das próximas eleições será entre quem defende a democracia e quem aposta em mentiras e manipulação.
“Essas eleições serão definitivas para o país: quem quer manter o Estado Democrático de Direito ou quem quer a implantação de mentiras. Por isso não podemos permitir que fake news como as feitas sobre o PIX se tornem armas do crime organizado”, concluiu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: