Diante do tarifaço de Trump, Lula promete 'ampliar as fronteiras do comércio'
Presidente aposta em estratégia de diversificação de parceiros globais após o tarifaço unilateral dos Estados Unidos
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais, nesta quarta-feira (20), celebrar os acordos comerciais firmados nos últimos meses com países ao redor do mundo.
A declaração surge em meio ao tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos, do presidente Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Diante da pressão de Washington, o governo do presidente Lula vem buscando novos parceiros, enquanto os consumidores dos EUA pagam a conta.
"Seguiremos trabalhando para garantir novas parcerias para nossos produtores e para ampliar as fronteiras de nosso comércio", escreveu Lula, na rede social X.
Por Lula, no X - No dia 9 de julho, recebemos no Palácio do Planalto o presidente Prabowo Subianto, da Indonésia, após sua participação na Cúpula dos BRICS no Rio de Janeiro. Na ocasião, celebramos a amizade entre nossos países e discutimos a abertura de novos mercados no Brasil e na Indonésia. A Indonésia tem a quarta maior população do mundo, e muitas similaridades com o Brasil.
Como fruto deste encontro e da nossa aproximação com o governo indonésio, comunico a abertura de mais um mercado para a carne bovina brasileira, na Indonésia, na última terça (19). A isso, se somam a abertura de novos mercados para produtos brasileiros na Argélia, também na data de ontem, e Guatemala e África do Sul, no último dia 8.
Já abrimos, desde o início de nosso mandato, 402 novos mercados aos produtores brasileiros. Somos um país grande, produtivo. Seguiremos trabalhando para garantir novas parcerias para nossos produtores e para ampliar as fronteiras de nosso comércio.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: