Carro réplica de Ayrton Senna e Ferrari são apreendidos em ação da PF
Operação mira esquema de desvios no INSS e prende o “Careca do INSS”
247 - A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira (12) imagens de bens de luxo apreendidos durante a operação Sem Desconto, que investiga fraudes envolvendo aposentadorias e benefícios do INSS. A informação foi publicada pela CBN.
Segundo a reportagem, a ação contou com dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em endereços localizados em São Paulo e no Distrito Federal.
Entre os itens apreendidos, chamaram atenção uma réplica de um carro de Fórmula 1 do modelo pilotado por Ayrton Senna na McLaren, uma Ferrari, além de quantias em dinheiro vivo e relógios de luxo. As imagens dos veículos e dos objetos foram divulgadas pela corporação.
Alvos da operação
Os mandados de prisão tiveram como alvos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, apontados como operadores do esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas. Também foi alvo de buscas o advogado Nelson Williams, investigado por sua ligação com Camisotti e com a Ambec, uma das entidades suspeitas de participação nas fraudes.
Crimes investigados
Nesta fase, que recebeu o nome de operação Cambota, a Polícia Federal apura crimes como ocultação e dilapidação de patrimônio, obstrução de investigações e participação em organização criminosa. O objetivo é rastrear bens adquiridos de forma ilícita e identificar estratégias usadas pelos envolvidos para dificultar o trabalho da Justiça.