TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Brasil supera 1,2 milhão de empregos formais em 2025 e Lula celebra: "país mais justo com economia mais forte"

      Em nova publicação, presidente destaca forte geração de empregos formais, recorde na renda média e saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU

      Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta segunda-feira (4) para destacar avanços econômicos e sociais alcançados pelo país no primeiro semestre de 2025. Em um post publicado no X (antigo Twitter), Lula listou quatro conquistas recentes que, segundo ele, refletem a melhora da economia brasileira e o fortalecimento das políticas sociais.

      “1️⃣ 1,2 milhão de empregos com carteira assinada gerados no primeiro semestre de 2025.
      2️⃣ Desemprego no menor nível da série histórica.
      3️⃣ Renda média dos brasileiros atinge nível recorde.
      4️⃣ Brasil deixa o Mapa da Fome da ONU.

      Dados dos últimos dias, que mostram um país mais justo com uma economia mais forte. Mais emprego, renda e oportunidade para a nossa população. Seguimos trabalhando”, escreveu o presidente.

      Recorde de empregos formais

      De acordo com dados divulgados nesta segunda pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil gerou 166.621 vagas formais em junho, elevando o saldo do primeiro semestre para 1.222.591 novos postos com carteira assinada. Apesar de ligeiramente inferior ao mesmo período de 2024, o resultado reflete expansão no mercado de trabalho, especialmente nos setores de serviços, comércio e indústria.

      Menor desemprego da história

      Outro dado comemorado por Lula foi a taxa de desocupação, que caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor nível desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), iniciada em 2012. O número de pessoas desocupadas caiu para 6,3 milhões, uma redução de 17,4% no trimestre.

      A população ocupada também bateu recorde, alcançando 102,3 milhões de pessoas. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 39 milhões — também o maior já registrado pelo IBGE.

      Renda em alta

      A renda média do trabalhador brasileiro atingiu R$ 3.477, o maior valor da série histórica, com aumento de 1,1% no trimestre e de 3,3% em relação ao mesmo período de 2024. Já a massa salarial habitual, que soma os rendimentos de todos os trabalhadores, alcançou R$ 351,2 bilhões, também recorde.

      Brasil fora do Mapa da Fome

      Outro marco destacado por Lula foi a retirada do Brasil do Mapa da Fome da ONU, anunciada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) na semana passada. Segundo o relatório, o país reduziu para menos de 2,5% o percentual da população em situação de subnutrição, saindo da lista de nações com insegurança alimentar grave.

      A conquista foi alcançada por meio de políticas como o Plano Brasil Sem Fome, a reestruturação do Bolsa Família, o fortalecimento da agricultura familiar e o aumento real do salário mínimo. Entre 2022 e 2024, 24 milhões de brasileiros saíram da insegurança alimentar grave.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...