HOME > Brasil

Acidente com barco na República Democrática do Congo deixa dezenas de mortos; Itamaraty lamenta

Itamaraty manifestou solidariedade às famílias das vítimas, ao povo congolês e ao governo local

Palácio do Itamaraty (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

247 – O governo brasileiro divulgou nota oficial neste sábado (19) lamentando o acidente com uma embarcação na República Democrática do Congo, que deixou dezenas de mortos. O Itamaraty manifestou solidariedade às famílias das vítimas, ao povo congolês e ao governo local.

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do acidente com embarcação no rio Congo, que causou a morte de ao menos 148 pessoas próximo à cidade de Mbandaka, no noroeste da República Democrática do Congo. O governo brasileiro manifesta solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo da República Democrática do Congo”, diz nota do Ministério das Relações Exteriores.

O acidente ocorreu na última terça-feira (16), quando a embarcação HB Kongolo, que transportava cerca de 500 pessoas, pegou fogo e virou nas proximidades da cidade de Mbandaka, no noroeste do país africano. Segundo autoridades locais, o incêndio começou após uma passageira acender brasas para cozinhar a bordo, o que acabou provocando a explosão de combustível armazenado na embarcação.

A ausência de uma lista oficial de passageiros dificulta a identificação de desaparecidos. O prefeito de Mbandaka, Yves Balo, informou que foram registrados, até o momento, 33 mortos e 195 sobreviventes – entre eles, 22 feridos com queimaduras. O número inicial de vítimas fatais, que ultrapassava 140, teria sido corrigido.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...