Brasil e Paraguai acertam cronograma para abertura da Ponte da Integração
Representantes dos dois países se reuniram em Foz do Iguaçu para alinhar detalhes técnicos da nova ligação rodoviária sobre o Rio Paraná
247 - Representantes dos governos brasileiro e paraguaio se reuniram na última semana em Foz do Iguaçu, no Paraná, para discutir os avanços na construção e a futura inauguração da Ponte da Integração. O encontro ocorreu durante a XXI Reunião da Comissão Mista Brasileiro-Paraguaia para a Segunda Ponte Rodoviária Internacional sobre o Rio Paraná. A informação foi publicada pelo portal oficial de Itaipu Binacional.
Na parte da manhã, os participantes debateram prazos e estratégias para colocar em funcionamento a nova estrutura, que ligará Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai. À tarde, as delegações realizaram visita técnica à Área de Controle Integrado e aos acessos da ponte, etapa fundamental para planejar a operação de fronteira.

Janine Groenwold, gerente de Convênios e representante da Itaipu Binacional, enfatizou que o diálogo teve caráter técnico e multidisciplinar. “Para Itaipu, financiadora do empreendimento, foi muito positivo ver a dedicação dos órgãos para que a abertura seja feita no menor prazo possível, consolidando assim esse investimento tão importante para o cumprimento da nossa missão, que é contribuir com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai”, afirmou.
Segundo o ministro Daniel Falcon Lins, chefe da Divisão de Bolívia, Equador, Paraguai e Peru do Itamaraty, as conversas avançaram em relação às reuniões anteriores. “Os dois governos têm a intenção de viabilizar o funcionamento da ponte com a maior brevidade possível”, disse. Ele acrescentou que a negociação agora trata de pontos práticos, como prazos e modalidades de operação, e manifestou confiança em um anúncio breve com “um horizonte de tempo razoável que agradará a população de ambos os países”.
O diretor de planejamento viário do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Fábio Riveros, destacou que a liberação ocorrerá gradualmente. “Estamos desenvolvendo um plano que permita habilitar, de forma progressiva, os veículos que já estejam aptos a utilizar a ponte. Com essa estratégia, buscamos aliviar o fluxo na Ponte da Amizade e melhorar a mobilidade entre os dois países”, explicou.
Além das autoridades já citadas, a reunião contou com representantes de ministérios, forças de segurança, órgãos aduaneiros e agências reguladoras de ambos os países. A delegação brasileira foi liderada pelo ministro Daniel Falcon Lins, enquanto a comitiva paraguaia reuniu 24 membros, entre eles o ministro Luís Ramiro Bianchi Fanego, do Ministério de Relações Exteriores, e integrantes das pastas de Obras Públicas, Saúde, Migrações, Transporte e Navegação.