Ataques a Lula isolam Ciro Gomes dentro do PDT
Após rumores de volta ao PSDB, ex-ministro sofre desgaste por ataques ao presidente Lula
247 - O ex-ministro Ciro Gomes voltou a causar polêmica ao divulgar um vídeo com críticas ao presidente Lula e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A repercussão negativa não se limitou ao campo político adversário: desta vez, vieram reações contundentes de dentro do próprio PDT, partido ao qual Ciro é filiado. A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) foi uma das vozes mais ácidas ao ironizar o conteúdo publicado por Ciro. A informação é do jornalista Paulo Cappelli no Metrópoles.
“Esse vídeo do Ciro devia ser usado no SUS como remédio pra insônia… Na boa, se o Ciro fosse GPS, em vez de ‘vire à direita’, ele diria: ‘faça uma inflexão ontológica rumo ao liberalismo geográfico’. Pra que melatonina se existe o Ciro? Vou votar a dormir”, publicou a deputada mineira em suas redes sociais, zombando do estilo discursivo do ex-presidenciável e da falta de impacto político de suas falas.
No vídeo em questão, divulgado na sexta-feira (18), Ciro Gomes afirma que “essa polarização política de araque [entre Lula e Bolsonaro] vai acabar liquidando o Brasil”. O ex-ministro ainda acusa o presidente Lula de praticar um “patriotismo de goela” e diz que ele “comemora uma perigosa situação”, sem especificar a que exatamente se refere, mas dando a entender que se trata da crise institucional e das dificuldades econômicas do país.
Sobre Bolsonaro, Ciro não poupou críticas: falou em “traição” por parte do ex-presidente e classificou como “muito burra” a defesa feita por seus aliados das ações do presidente dos EUA, Donald Trump.
As declarações de Ciro repercutiram mal entre dirigentes pedetistas. Nos bastidores do partido, interlocutores admitem que o ex-ministro está cada vez mais isolado e distante do projeto político da legenda. Há, inclusive, informações de que Ciro estaria em vias de retornar ao PSDB, partido onde iniciou sua carreira política.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: