HOME > Brasil

"Associações serão processadas e obrigadas a ressarcir", garante Lula sobre fraudes no INSS

Presidente destacou a atuação do governo no combate à corrupção no INSS

Lula - 30/04/2025 (Foto: Reprodução/YT)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rechaçou fortemente nesta quarta-feira (30) o esquema de fraudes que atingiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A declaração surge após o escândalo das fraudes no INSS. No último dia 23, uma operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) revelou que entidades faziam descontos em folha dos pensionistas do INSS de mensalidades que não haviam sido autorizadas. O esquema desviou R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas, segundo a PF. A operação levou o presidente Lula a demitir o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Lula prometeu ressarcir os pensionistas lesados pelo esquema de desvios. "Nosso governo, por meio da CGU e da PF, desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida de aposentados e pensionistas que vinha operando desde 2019. As associações serão processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas lesadas", afirmou Lula na transmissão "Pronunciamento: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora", em seu canal oficial no YouTube.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...