Após problema em aeronave da FAB, Lula agradece a Nossa Senhora de Nazaré
O presidente também pediu uma “COP30 iluminada, que traga esperança e união”
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter recorrido à fé para agradecer pela proteção recebida após um incidente com a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que o levaria de Belém até Breves, no arquipélago do Marajó. Em publicação nas redes sociais, Lula contou que esteve na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, na capital paraense, onde pediu bênçãos para a realização da COP30 e agradeceu por escapar de maiores riscos durante a viagem.
De acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, a falha ocorreu na manhã de quinta-feira (2). O presidente se preparava para embarcar em um C-105 Amazonas quando uma pane técnica foi detectada ainda durante o acionamento dos motores. Segundo a FAB, os protocolos de segurança foram imediatamente aplicados, e uma aeronave reserva, modelo C-97 Brasília, foi disponibilizada, garantindo que a agenda em Breves fosse cumprida normalmente.
“Só tinha que agradecer a Deus”
Na manhã desta sexta-feira (3), em entrevista à TV Liberal, Lula detalhou o episódio. “Ontem eu fui na matriz, fui agradecer à Nossa Senhora de Nazaré, porque ontem aconteceu um outro problema comigo no avião”, disse o presidente.
Ele contou que o defeito surgiu ainda em solo, o que evitou consequências mais graves: “Eu fui pegar o avião para ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, nós tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo”.
Após a troca de aeronave, o presidente seguiu viagem no C-97 Brasília, sem atrasos significativos. À noite, voltou à Basílica de Nazaré para expressar sua gratidão. “Fomos num avião Brasília. Eu fui de noite agradecer a Nossa Senhora”, relatou.
COP30
Na publicação em suas redes, Lula também destacou que aproveitou a visita ao santuário para pedir uma “COP30 iluminada, que traga esperança e união” e rogou para que Nossa Senhora continue a “guiar e iluminar o coração de cada brasileiro”.