HOME > Brasil

Anac emite a primeira certificação de balão brasileiro

A certificação abrange cinco modelos fabricados pela empresa brasileira Rubic Balões, com capacidade para até 13 pessoas

Balão (Foto: Pixabay)

247 – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu, pela primeira vez no país, um certificado de tipo para balões de ar quente tripulados. A certificação abrange cinco modelos fabricados pela empresa brasileira Rubic Balões, com capacidade para até 13 pessoas.

Os equipamentos são os primeiros no país a atender às exigências do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 31, que estabelece critérios de aeronavegabilidade para balões livres tripulados.

Diferente dos balões usados em atividades esportivas, os modelos certificados passaram por análises com base em critérios internacionais de segurança e padronização. A Anac também avalia a fabricação dos componentes e acompanha os testes em itens como cesto, tecido e maçaricos, além de ensaios de montagem, pilotagem, uso de instrumentos e inspeções ao final dos testes.

A certificação de tipo permite a produção dos balões para comercialização, mas cada balão ainda precisa ser inspecionado individualmente pela Anac para obter o Certificado de Aeronavegabilidade Padrão, documento que libera oficialmente a aeronave para voar. O pedido de certificação foi feito em março de 2022, e o processo durou três anos e três meses.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...