TV 247 logo
      Ivan Rios avatar

      Ivan Rios

      Sindicalista, historiador, crítico de cinema, escritor, membro do Comitê Baiano de Solidariedade ao Povo da Palestina, graduando em Direito, militante dos Movimentos de Promoção, Inclusão e Difusão Cultural no Estado da Bahia

      58 artigos

      HOME > blog

      Salvador recebe segunda edição da Mostra Filmíticos e celebra os mitos que moldam o pensamento humano

      Evento na UFBA transforma o cinema em portal sensível às cosmologias e à ancestralidade de povos diversos

      Trecho de "A Menina e o Pote" (Foto: Divulgação)

      A capital baiana se tornou palco de uma imersão profunda e sensível nas cosmologias de diferentes povos com a chegada da segunda edição da Mostra Filmíticos: a lógica do sensível e outras variações míticas, iniciada no dia 3 de agosto de 2025, com programação até o dia 8, na Saladearte Cinema da UFBA.

      Participei da sessão inaugural no domingo (3/08) e posso afirmar: a experiência ultrapassa os limites do cinema. Com curadoria de Jonatas Rubert e Juliana Costa, a mostra apresenta uma seleção de obras que não apenas evocam mitos ancestrais, mas nos inserem em suas atmosferas sensíveis e transformadoras.

      Curtas exibidos na abertura: uma viagem pelas mitologias e estéticas plurais - Na abertura, foram exibidos quatro curtas-metragens, cada qual com um universo próprio:

      • A menina e o Pote (Valentina Homem – 2024)
        Uma fábula distópica animada que mergulha o espectador em uma jornada por universos paralelos, após uma menina quebrar um pote cerâmico com segredos antigos. A sensação é como se estivéssemos em um psicodélico do Pink Floyd ilustrado por Van Gogh: surreal, hipnotizante, profundamente comovente.
      • Fè Mye Talè (Henrique Lahude e Alix Georges – 2018)
        Um drama histórico que nos transporta à revolução haitiana de 1791, interligando passado e sonho num retrato potente de luta e ancestralidade negra. Phenite, personagem central, emigra para o Brasil em busca de liberdade entre tempos.
      • Osiba Kangamuke: Vamos lá, criançada (Haya Kalapalo e colaboradores – 2017)
        Documentário que revela a vida nas aldeias Kalapalo pelos olhos das crianças. A simplicidade com que encaram mitos e ancestralidade é tocante e um convite à escuta de saberes cotidianos.
      • Abigail (Valentina Homem e Isabel Penoni – 2016)
        Este curta, de apenas 16 minutos, traz a trajetória da encantadora Abigail, iniciada no candomblé, e sua profunda vivência com os povos originários. A obra é de uma magnificência hipnótica, digna de render uma tese multidisciplinar. Suspense, fascínio e reverência à ancestralidade se entrelaçam com maestria.

      Muito além do cinema: um projeto necessário e engrandecedor - O que mais me impressionou foi o zelo curatorial, a profundidade das obras exibidas e o material impresso cuidadosamente preparado, que introduz o espectador à complexidade dos temas abordados. O debate pós-sessão foi um espetáculo à parte — reflexivo, generoso e enriquecedor, repleto de trocas e aprendizados.

      A Mostra Filmíticos é parte do Circuito Mitológicas, que celebra os 60 anos da obra As Mitológicas, de Claude Lévi-Strauss, um marco da antropologia estrutural. Coordenada pelo professor Vítor Queiroz (PPGAS/UFRGS), a mostra integra a programação oficial da Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM).

      Cinema como janela para os mitos do mundo - Participar de um projeto como este é fundamental para o entendimento do surgimento das religiões, mitologias e cosmologias. Em um mundo frequentemente desconectado de seus fundamentos simbólicos, obras como Abigail e A menina e o Pote nos reconectam ao imaginário ancestral e à humildade necessária para reconhecer tamanha riqueza.

      Até 08 de agosto — não perca! - A Mostra Filmíticos segue até o dia 8 de agosto de 2025, com sessões na Saladearte – Cinema da UFBA. Salvador, mais uma vez, se mostra privilegiada em receber eventos de tamanha magnitude, que não apenas celebram o cinema, mas elevam o pensamento, o diálogo entre saberes e a valorização das cosmologias dos povos originários e afro-diaspóricos.

      Se você deseja se conectar ao mundo dos mitos de forma sensível, artística e instigante, não perca a chance de mergulhar nessa mostra transformadora.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...