Carla Teixeira avatar

Carla Teixeira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Membro do Conselho Editorial da Revista Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

101 artigos

HOME > blog

Francisco, o misericordioso

Que possamos seguir os exemplos de amor e misericórdia deixados pelo Papa Francisco, acolhendo os necessitados e abraçando os aflitos

Papa Francisco realiza audiência geral semanal no Vaticano em 2023 - 09/08/2023 (Foto: Mídia do Vaticano via REUTERS)

Hoje o Papa Francisco fez sua passagem para o eterno. Deixa entre nós um exemplo de humildade, amor, acolhimento, compaixão e coragem para enfrentar as injustiças e a desigualdade social: “quem pensa em construir muros, e não em construir pontes, não é cristão”, afirmou certa vez. Combateu o abuso, a intolerância e o conservadorismo retrógrado dentro da Igreja Católica e tornou-se um farol para o diálogo e a tolerância num momento histórico marcado pelo ódio, o extremismo, a polarização e a guerra.

Francisco nos ensinou a respeitar as diferenças e jamais nos colocarmos no lugar de julgadores. Neste link há um vídeo de um dos muitos momentos emocionantes protagonizados pelo Papa, em que ele acolhe um menino órfão que temia que seu pai não estivesse no céu por ter sido ateu durante a vida. Francisco abraça a criança e aponta que a Igreja deve também acolher os não crentes. Na mesma direção, tomou medidas abrindo espaços para as mulheres, mas também para homossexuais e transexuais, assumindo um discurso de combate ao preconceito.

Hoje ouvi o padre Júlio Lancellotti se referir ao Papa como “Francisco, o misericordioso”. O Santo Padre nos desafiou a todos a praticar a misericórdia enquanto nos oferecia, com generosidade e abnegação, inúmeros exemplos de compaixão em discursos e atos. Mario Jorge Bergoglio, o primeiro Papa latinoamericano, tornou-se o rosto de uma igreja mais humana e já está na história como o maior reformador da igreja contemporânea. Um ser humano extraordinário!!

Que possamos seguir os exemplos de amor e misericórdia deixados pelo Papa Francisco, acolhendo os necessitados e abraçando os aflitos sempre com coragem para lutar contra o retrocesso e denunciar as injustiças. Que sua alma descanse em paz e que seu legado se mantenha vivo na memória e no coração da humanidade por largos e longos anos. Amém.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.