TV 247 logo
      Ivan Rios avatar

      Ivan Rios

      Sindicalista, historiador, crítico de cinema, escritor, membro do Comitê Baiano de Solidariedade ao Povo da Palestina, graduando em Direito, militante dos Movimentos de Promoção, Inclusão e Difusão Cultural no Estado da Bahia

      56 artigos

      HOME > blog

      Encontro fortalece a solidariedade entre Brasil e Cuba

      Evento reuniu militantes, ativistas e amigos da causa cubana em um espaço de diálogo e comprometido com o fortalecimento dos laços entre Brasil e Cuba

      Encontro promovido pela ACJM - Associação Cultural José Marti, seção Bahia e CEBRAPAZ (Foto: Ivan Rios - acervo pessoal)

      No último domingo, 15 de junho de 2025, na cidade de Salvador, Bahia, ocorreu um importante encontro promovido pela ACJM - Associação Cultural José Marti, seção Bahia e CEBRAPAZ, com a destacada presença dos camaradas Tânia Para (Diretora do ICAP - Instituto Cubano de Amizade com os Povos para a América do Sul) e Víctor Gaute (Vice-presidente do ICAP). O evento reuniu militantes, ativistas e amigos da causa cubana em um espaço de diálogo profundo, estratégico e comprometido com o fortalecimento dos laços históricos entre Brasil e Cuba.

      Durante a reunião, foram abordados aspectos fundamentais da relação de solidariedade entre os dois povos, com o objetivo de projetar novas e mais amplas perspectivas de cooperação internacionalista. Em especial, discutiram-se estratégias concretas para intensificar o apoio ativo a Cuba diante da brutalidade dos embargos econômicos impostos pelo imperialismo estadunidense, destacando a necessidade de uma resposta unificada, organizada e sustentada por parte dos povos latino-americanos.

      Nesta ocasião, o pesquisador e ativista Ivan Rios apresentou seu recente artigo intitulado “A Maçonaria em Cuba e a Revolução: A realidade que não querem que você saiba” (leia aqui: https://www.brasil247.com/blog/a-maconaria-em-cuba-e-a-revolucao-a-realidade-que-nao-querem-que-voce-saiba), no qual desmonta com rigor histórico e argumentação contundente as falsas narrativas que circulam em setores da maçonaria brasileira sobre uma suposta perseguição ou inexistência de lojas maçônicas na Cuba revolucionária.

      Segundo o autor do artigo, os fatos demonstram o contrário: a maçonaria cubana não apenas existe, mas é forte, ativa e profundamente alinhada com os ideais da Revolução. A fraternidade universal, um dos pilares do pensamento maçônico, encontra no processo socialista cubano um terreno fértil de realização ética e emancipadora.

      O encontro foi um passo importante para uma articulação mais firme e comprometida em defesa de Cuba, reafirmando que a solidariedade não é um ato simbólico, mas uma prática concreta de luta contra o colonialismo, o bloqueio econômico e a manipulação ideológica.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...