Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais, função que também exerce na Ágora Advocacy.

146 artigos

HOME > blog

Direita fala em desmoralização e cobra de Hugo Motta compromisso com anistia

Oposição pressiona Hugo Motta após derrota da PEC da Blindagem e cobra compromisso com anistia para proteger Bolsonaro

Hugo Motta cercado por deputados (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Em reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vice-líderes da oposição externaram ao deputado paraibano a insatisfação com os últimos acontecimentos, em especial a derrubada da PEC da Blindagem pelo Senado e a indicação de Paulinho da Força como relator do PL da anistia.

Segundo relatos, os deputados reclamaram da escolha do relator para a matéria que é, hoje, a principal aposta da direita para tentar salvar Jair Bolsonaro da prisão. Sob Paulinho, a tendência é que o texto seja elaborado de forma a reduzir as penas, em vez de perdoar os envolvidos na trama golpista.

Além disso, classificaram como “desmoralização” a repercussão da PEC da Blindagem no Senado, que foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e arquivada, nesta quarta-feira, pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Para esses deputados, a Câmara se expôs ao aprovar a matéria politicamente indigesta, embora Hugo Motta tenha dito reservadamente que havia o compromisso de Alcolumbre em defender a PEC.

Os deputados, ainda assim, garantem que, se o tema voltasse a ser discutido, votariam “mil vezes sim”. A insistência em defender a matéria se dá em um movimento anti-Supremo, uma vez que, para a direita, a proposta tem como objetivo proteger os parlamentares dos supostos excessos da Corte.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...