HOME > América Latina

Vice-presidenta da Venezuela recebe em Caracas delegação da Opep

A reunião permitiu fortalecer os laços de colaboração entre a entidade petrolífera e a Venezuela

Delcy Rodríguez, vice-presidenta da Venezuela (Foto: Vice-presidência da Venezuela/Brasil de Fato)

247 - A vice-presidente executiva da Venezuela, Delcy Rodríguez, reuniu-se nesta segunda-feira (7) com o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Haitham al-Ghais, com o objetivo de fazer um balanço da situação atual do mercado energético internacional.

O funcionamento dos estatutos da Opep e as oportunidades futuras no mercado de hidrocarbonetos fizeram parte dos temas abordados no diálogo, que decorreu na sede da Petróleos de Venezuela, SA (PDVSA)em Caracas.

A reunião contribuiu para fortalecer os laços de colaboração entre a entidade petrolífera e a Venezuela, o que também trará benefícios às nações produtoras de petróleo e reafirmará os princípios que originaram a Opep.

No dia 2 de outubro, o ministro do Petróleo participou também na 56.ª Reunião do Comité Ministerial de Acompanhamento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), através de videoconferência.

Nesse dia foram discutidos temas associados à definição da agenda de trabalho para os próximos anos, ao futuro da economia global e aos propósitos de produção, oferta e procura no mercado energético mundial.

O país sul-americano desempenha um papel muito importante na entidade, pois é a nação com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Desde 1960, ano em que a Venezuela fundou a Opep, a sua liderança tem sido indiscutível, não só devido à maior reserva de petróleo do planeta, mas também aos grandes blocos de gás que possui.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...