Reunião da Celac é cancelada por falta de consenso, afirma presidente de Honduras
Cancelamento da reunião da Celac mostra fragilidade da articulação política na região da América Latina e Caribe
247 - A reunião extraordinária da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), prevista para ocorrer na próxima quinta-feira (30) em Honduras, foi oficialmente cancelada devido à falta de consenso entre os países-membros. A informação foi confirmada pela presidente hondurenha, Xiomara Castro, que ocupa a presidência pró-tempore do bloco regional.
"Honduras, no exercício da presidência pró-tempore da Celac, cancela a reunião extraordinária de chefes de Estado e de governo convocada para 30 de janeiro devido à falta de consenso entre os países participantes", informou a Chancelaria hondurenha em comunicado oficial.
A reunião havia sido convocada por Xiomara Castro no domingo (28), com o objetivo de discutir três temas centrais: migração, unidade latino-americana e caribenha e meio ambiente. O encontro ganhava relevância em meio à crise diplomática entre Estados Unidos e Colômbia, desencadeada pelo bloqueio de voos militares com migrantes deportados pelo governo colombiano.
O cancelamento da reunião representa um revés para os planos de articulação regional em torno da questão migratória e expõe as dificuldades dos países latino-americanos e caribenhos em chegar a um entendimento comum sobre temas sensíveis que envolvem diretamente a relação com os Estados Unidos.