Peronismo conquista vitória contundente em Buenos Aires e abre 13 pontos sobre partido de Milei
Com 82% das urnas apuradas, Fuerza Patria lidera eleições legislativas na província mais populosa da Argentina
247 - Segundo informações do portal C5N, as eleições legislativas na província de Buenos Aires neste domingo (7) resultaram em uma vitória expressiva do peronismo. Com 82,22% das urnas apuradas, a coligação Fuerza Patria abriu uma vantagem de 13 pontos sobre La Libertad Avanza (LLA), partido do presidente argentino Javier Milei.
De acordo com reportagem de C5N, o pleito mobilizou 14,3 milhões de eleitores, o que representa 37% do eleitorado nacional, e definiu a renovação de 46 cadeiras de deputados e 23 de senadores na Assembleia Legislativa provincial, além da escolha de vereadores e conselheiros em 135 municípios. O processo é considerado um termômetro para as eleições nacionais de 26 de outubro, quando o governador Axel Kicillof enfrentará Milei.
De acordo com os resultados parciais, o peronismo alcançou 46,93% dos votos, enquanto o espaço libertário obteve 33,85%. Em seguida aparecem Somos Buenos Aires (5,41%), Frente de Izquierda (4,7%), Potencia (1,41%), Unión y Libertad (1,34%) e Nuevos Aires (1,30%). O bom desempenho do Fuerza Patria se concentrou principalmente na Primeira e Terceira Seções Eleitorais, as mais populosas da província.
O clima no peronismo foi de celebração. “Estamos em um cenário de triunfo bastante importante. Temos que esperar até as 21h, mas já podemos confirmar que é uma vitória do Fuerza Patria”, disse o candidato a deputado nacional e porta-voz da Fuerza Patria, Sebastián Galmarini.
Galmarini destacou ainda que a unidade entre lideranças como Cristina Kirchner, Máximo Kirchner, Axel Kicillof e Sergio Massa foi determinante:
“A unidade foi central para alcançar este resultado e para que o processo eleitoral se desenvolvesse de maneira exemplar”.
O governador de Santa Fé, Maximiliano Pullaro, enviou um recado direto ao governo nacional: “O povo não quer mais gritaria, ele quer fatos. Sem gestão, não há futuro”.
Enquanto isso, na sede do La Libertad Avanza, o presidente Javier Milei chegou acompanhado de sua irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, em meio à expectativa pelos números oficiais.
Apesar da vitória peronista, a eleição registrou um dado preocupante: a participação foi de apenas 65% do eleitorado, uma das menores desde o retorno da democracia em 1983. Segundo a Junta Eleitoral, aproximadamente 5 milhões de eleitores deixaram de votar, embora o índice tenha superado as projeções iniciais.