HOME > América Latina

Missão Internacional da ONU denuncia aumento nas violações de direitos humanos na Venezuela durante período eleitoral

O documento destaca detenções arbitrárias, tortura, desaparecimentos forçados e violência sexual, incluindo entre crianças e adolescentes

Uma manifestante reage quando coquetéis molotov atingem o chão em frente às forças de segurança durante os protestos contra os resultados das eleições, após o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e seu rival da oposição, Edmundo Gonzalez, reivindicarem a vitória na eleição presidencial de domingo, em Puerto La Cruz, Venezuela (Foto: REUTERS/Samir Aponte)

247 – A Missão Internacional Independente de Determinação de Fatos da ONU sobre a Venezuela divulgou nesta terça-feira (15) um relatório que aponta um aumento nas violações de direitos humanos e nos crimes cometidos pelo governo venezuelano, forças de segurança e grupos civis armados pró-governo, especialmente antes, durante e após as eleições presidenciais de julho de 2024.

O documento destaca detenções arbitrárias, tortura, desaparecimentos forçados e violência sexual, frequentemente utilizados para reprimir opositores ou pessoas consideradas da oposição. As vítimas incluem crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

A Missão relatou que, durante os episódios recentes de violência, 25 pessoas foram mortas e milhares foram detidas, majoritariamente por exercerem o direito à liberdade de expressão. 

O relatório ainda faz um apelo ao Estado para libertar todas as pessoas detidas arbitrariamente e garantir a integridade física e psicológica dos presos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...