Lula e presidente do Paraguai conversam sobre investigações do caso de espionagem da Abin
Ambos reiteraram o respeito e o diálogo como princípios fundamentais da relação entre os dois países
247 - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Santiago Peña, do Paraguai, conversaram nesta quinta-feira (3) a respeito das investigações em curso sobre atividades não autorizadas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em relação ao país vizinho.
Ambos reiteraram o respeito e o diálogo como princípios fundamentais da relação entre os dois países, de acordo com o relato publicado pela Agência Gov após o encontro entre os líderes em Buenos Aires, na Argentina, às margens da cúpula do Mercosul.
Ambos os presidentes se comprometeram a retomar a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as condições de partilha da energia excedente gerada pela empresa.
Uma operação hacker teria sido feita pela Abin para a obtenção de informações sigilosas de autoridades paraguaias envolvidas em negociações sobre a usina de Itaipu, de propriedade binacional. O monitoramento da Abin teria ocorrido entre junho de 2022 e março de 2023, segundo a Agência Brasil.
O caso levou o governo do país vizinho a convocar seu embaixador no Brasil e o embaixador brasileiro em Assunção para esclarecimentos, um gesto diplomático que formaliza o descontentamento de um país com outro.