HOME > América Latina

"Lamentável", diz Alckmin sobre posse de Maduro na Venezuela

Vice-presidente também afirmou que "as ditaduras suprimem a liberdade" e lembrou que o Brasil não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro

Geraldo Alckmin (Foto: Julio Cesar Silva (MDIC))

247 - O vice-presidente Geraldo Alckmin qualificou nesta sexta-feira (10) como "lamentável" a posse de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. Alckmin também criticou as "ditaduras" e fez uma defesa enfática de valores democráticos.

“Lamentável, mas o Brasil não reconheceu as eleições. A democracia é civilizatória e precisa ser fortalecida, as ditaduras suprimem a liberdade”, disse Alckmin a jornalistas após Maduro tomar posse para um novo mandato presidencial, conforme citado pela CNN Brasil

Maduro assumiu nesta sexta-feira o cargo de presidente da Venezuela para o período de 2025 a 2031. Ele prestou juramento sobre a constituição do país na Assembleia Nacional. 

Em um processo eleitoral que foi contestado pelo Brasil, os venezuelanos votaram para presidente em 28 de julho do ano passado. Maduro foi declarado vencedor com mais de 51% dos votos pelas autoridades judiciárias do país. 

A oposição, no entanto, alegou uma vitória esmagadora, citando as atas eleitorais que receberam de seções eleitorais em todo o país. Isso levou a grandes protestos de grupos oposicionistas. Desde então, várias milhares de pessoas foram presas sob acusações de danos à infraestrutura estatal, incitação ao ódio e terrorismo.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...