HOME > América Latina

Intelectuais e artistas latino-americanos lançam manifesto pela mudança no Equador

Cultura e democracia: um manifesto para o futuro

Luísa González, candidata a presidente do Equador pelo Movimento Revolução Cidadã (Foto: Assembleia Nacional do Equador)

247 - O portal Ruta Kritica publicou um manifesto assinado por centenas de intelectuais e artistas latino-americanos por mudanças no Equador, que realiza o segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (13), em que se enfrentam o progressismo, com a candidata da Revolução Cidadã, Luisa González, e o reacionarismo, representado por Daniel Noboa.

Leia a íntegra do manifesto: 

O Equador enfrenta uma crise profunda, resultado de governos autoritários e oligarquias que enfraqueceram a democracia e o Estado de Direito. Os últimos anos foram marcados por mentiras, abusos e crescente desigualdade, gerando desconfiança e divisão na sociedade.

É urgente que os setores da arte, da cultura e da intelectualidade se unam para liderar mudanças profundas, restaurando o tecido social e promovendo a convivência democrática baseada na justiça, na equidade e no investimento público. Este esforço requer:

• O retorno ao Estado de Direito e ao respeito à Constituição.

• Um novo modelo econômico que supere o modelo corporativo e neoliberal que deixa os pobres desprotegidos e garanta os direitos à saúde, à educação e à cultura.

• A construção de uma política inclusiva que garanta as liberdades democráticas, a justiça social e o respeito absoluto aos direitos humanos. Verdade, Justiça e Reparação.

Neste contexto, expressamos nosso firme apoio a Luisa González, candidata da Revolução Cidadã à presidência da República. Sua liderança representa uma oportunidade para restaurar o caminho democrático do país, fortalecer o Estado de Direito e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Convocamos todos os cidadãos, artistas, intelectuais e movimentos sociais a apoiar este projeto de transformação e esperança. A hora de agir é agora, para restaurar a paz, a justiça e a dignidade no Equador.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...