TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Díaz-Canel se reúne com Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela; relações bilaterais se fortalecem

      Jorge Rodríguez, presidente do Parlamento Venezuelano, afirmou que foi a Cuba em exercício da “Diplomacia parlamentar"

      Jorge Rodríguez e Díaz Canel (Foto: Granma)

      247 - O Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista e Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio da Revolução, Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, que visita a Ilha a convite da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP).

      Em um encontro marcado pela cordialidade – e que contou também com a presença de Ana María Mari Machado, vice-presidente da ANPP – o Chefe de Estado destacou a importância de fortalecer as relações no campo legislativo, a partir do qual muitas outras alianças podem ser sustentadas. A esfera parlamentar é um componente importante das relações entre nossos países, juntamente com aquelas entre o Governo e o Partido, observou ele.

      Após o encontro com o Chefe de Estado na Presidência da República, Jorge Rodríguez disse à imprensa que "é sempre um grande prazer e motivo de alegria estar na pátria de José Martí, na pátria de Fidel, de Raúl, visitando queridos irmãos do povo da Venezuela e queridos irmãos da Revolução Venezuelana".

      Tínhamos uma agenda, explicou, que incluía uma visita oficial à Assembleia Nacional do Poder Popular, nos reunimos com o presidente Esteban Lazo Hernández, assinamos um Acordo de Cooperação entre ambos os Parlamentos para enfatizar a proximidade. “Diplomacia parlamentar que acompanha o trabalho frutífero realizado por nossos governos e povos”, resumiu. 

      Sobre o encontro com o presidente, ele comentou que “o presidente Díaz-Canel teve a gentileza de me receber, também no âmbito desta visita oficial que realizei à República de Cuba; falamos como falam governos e povos irmãos; estamos avançando em todos os processos de cooperação e aliança entre nossos povos; falamos sobre o desenvolvimento do amanhecer; e como enfrentar o bloqueio brutal sofrido por nações como Venezuela, Nicarágua e Cuba." 

      Paralelamente às atividades oficiais, Jorge Rodríguez apresentou no domingo sua coleção de poesias Río Quemado, dedicada à memória de seu pai, na Feira Internacional do Livro de Havana. Suas páginas contêm a dor e o sofrimento de duas crianças após a tortura e o assassinato de seu pai nas mãos do governo repressivo de Carlos Andrés Pérez em 1976.

      Jorge Rodríguez é membro do Partido Socialista Unido da Venezuela e é presidente da Assembleia Nacional desde 2021.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...