HOME > América Latina

Cuba pede que soberania da Síria seja preservada após a queda de Assad

Muitos países expressaram preocupação com os acontecimentos na Síria

O presidente de Cuba Díaz-Canel intervém na Cúpula da Alba, julho de 2024 (Foto: Prensa Latina )

Sputnik - O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, expressou preocupação com a situação na Síria, onde uma vertiginosa ofensiva de forças antigovernamentais pôs fim, em 8 de dezembro, a mais de meio século de governo da família Assad.

"Falei hoje com o nosso embaixador na República Árabe Síria . Estamos preocupados com os acontecimentos que ocorreram nesta nação. Apelamos à preservação da soberania, integridade territorial e independência da Síria e à segurança das missões diplomáticas ali localizadas, publicou Díaz Canel na rede social X.

Em 27 de Novembro, uma ampla coligação de grupos armados de oposição síria lançou uma ofensiva surpresa em grande escala contra o exército regular a partir do noroeste.

Em menos de duas semanas, as forças antigovernamentais assumiram o controle de várias grandes cidades como Aleppo, Hama e Homs e entraram na capital, Damasco, no último domingo, onde proclamaram a queda do Presidente Bashar Assad.

O ex-presidente sírio, juntamente com a sua família, fugiu para a Rússia , que lhe concedeu asilo por razões humanitárias. Bashar Assad ocupava a presidência desde 2000, após a morte do seu pai, Hafez Assad, que governou a Síria durante três décadas anteriores.

A ofensiva relâmpago contra Assad foi liderada pelo Hayat Tahrir al Sham (HTS, antiga Frente Nusra), considerada terrorista.

Muitos países expressaram preocupação com os acontecimentos na Síria , instando todas as partes a garantir a segurança, integridade e soberania do país, bem como a iniciar um diálogo nacional com a participação de todos os setores que compõem a sociedade síria.

Por seu lado, a Rússia apelou à tomada em consideração das opiniões de todas as comunidades religiosas e étnicas e sublinhou que mantém contactos com todos os grupos da oposição síria.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...