Conselho de Segurança da ONU autoriza envio de “Forças de Supressão de Gangues” ao Haiti
Resolução dos EUA e do Panamá prevê envio de 5.550 militares, policiais e civis para combater gangues no país caribenho
247 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta terça-feira (30) uma resolução que transforma a atual missão de Apoio Multinacional à Segurança (MSS) no Haiti em uma “Força de Supressão de Gangues” (GSF), com duração mínima de 12 meses, informou a agência Sputnik.
Elaborada pelos Estados Unidos e pelo Panamá, a resolução autoriza o envio de 5.550 militares, policiais e civis para ajudar o Haiti a enfrentar a violência das gangues. Rússia e China se abstiveram na votação. Atualmente, 1.000 oficiais, a maioria do Quênia, estão no Haiti sob a missão de segurança.
Em agosto, as missões dos EUA e do Panamá nas Nações Unidas convocaram os Estados-membros a se unirem a seus esforços para combater a violência no Haiti, por meio da criação da GSF e de um escritório de apoio logístico.
Na última quinta-feira (25), o 4º presidente do Conselho Presidencial de Transição, Laurent Saint-Cyr, expressou "gratidão" à administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao governo do Panamá pela apresentação da resolução, acrescentando ainda que a aprovação representaria uma “virada decisiva” na luta do Haiti contra a insegurança que está “sufocando” o país.
O Haiti vem enfrentando há anos uma onda de violência desenfreada de gangues, crise que se agravou após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho de 2021. A situação piorou ainda mais no fim de fevereiro de 2024, quando a aliança de gangues Viv Ansanm atacou duas prisões em Porto Príncipe, libertando milhares de detentos.
No último ano, cerca de 5.600 pessoas foram mortas por grupos criminosos, e mais da metade da população do Haiti, de 12 milhões de habitantes, necessita urgentemente de ajuda humanitária. Segundo a Organização Internacional para as Migrações, a violência das gangues deslocou mais de 1,3 milhão de pessoas no país. (Com informações da Sputnik).