Jordânia e Kuwait reduzem restrições à carne de frango do Brasil, diz Mapa
Os embargos ao produto brasileiro se deram após o país confirmar um caso de gripe aviária em granja avícola comercial na cidade de Montenegro (RS)
SÃO PAULO (Reuters) - A Jordânia e o Kuwait reduziram as restrições aplicadas à carne de frango do Brasil, sendo mantidas apenas para o Estado do Rio Grande do Sul, após reuniões técnicas e diplomáticas conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), afirmou a pasta em comunicado nesta segunda-feira.
As medidas ocorrem após missão oficial do Mapa ao Norte da África e Oriente Médio, entre 26 de maio e 1º de junho.
O Mapa acrescentou que a missão incluiu encontros na Argélia e na Tunísia, onde foram discutidas oportunidades de cooperação técnica, ampliação de exportações e novos acordos sanitários.
Os embargos à carne de frango brasileira se deram após o país confirmar um caso de gripe aviária em granja avícola comercial na cidade de Montenegro (RS), em 16 de maio, desencadeando uma série de proibições comerciais internacionais.
Nesta segunda-feira, os testes do único caso suspeito em granja comercial que estava sendo investigado pelo ministério no Brasil, realizados em Anta Gorda (RS), deram negativo.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e tem China, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos entre seus principais destinos.