Fávaro defende medidas de compensação a produtores prejudicados por gripe aviária
Vírus H5N1 já foi identificado em seis estados
247 – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, propôs, nesta segunda-feira (19), a criação de um fundo voltado ao enfrentamento de crises sanitárias no setor agropecuário, diante da ocorrência de casos da gripe aviária (H5N1) no Brasil.
De acordo com o ministro, a ideia é reunir recursos públicos e privados para apoiar o setor em momentos críticos como o atual, em que o vírus H5N1 já foi identificado em seis estados. “As crises sanitárias estão cada vez mais constantes e mais vorazes. Esse tipo de mecanismo ainda não existe no Brasil, e eu defendo que seja criado”, disse o ministro.
Fávaro também mencionou medidas de apoio imediato aos produtores prejudicados, como a possibilidade de prorrogação ou renegociação de dívidas, que seriam avaliadas individualmente.
A declaração ocorre dias após a divulgação, na última sexta-feira (16), do primeiro caso confirmado de gripe aviária em uma granja comercial brasileira, no município de Montenegro (RS). A unidade criava cerca de 17 mil aves, das quais parte morreu, e o restante precisou ser abatido como parte do protocolo de contenção do vírus.