HOME > Agro

Brasil conquista novo mercado em Singapura para exportação de sebo bovino

Autorização amplia presença do agronegócio brasileiro no país asiático e fortalece comércio de insumos para energia renovável

Gado na cidade de Tailândia, no Pará (Foto: PILAR OLIVARES - REUTERS)

247 - O Brasil recebeu autorização das autoridades sanitárias de Singapura para exportar sebo bovino destinado ao uso industrial, incluindo a produção de biocombustíveis. A medida fortalece as relações comerciais entre os dois países.

Segundo dados do governo brasileiro, em 2024 Singapura importou mais de US$ 680 milhões em produtos agropecuários vindos do Brasil. As principais vendas incluíram carnes, itens do setor sucroalcooleiro e outros produtos de origem animal. Com a nova abertura, o Brasil amplia sua participação em um mercado considerado estratégico, já que a cidade-estado é um dos principais polos logísticos e financeiros da Ásia.

O país asiático tem registrado uma crescente demanda por insumos para a produção de energia renovável, setor em que o Brasil se posiciona como fornecedor competitivo e sustentável de matérias-primas. A entrada do sebo bovino brasileiro nesse mercado reforça a vocação nacional de contribuir para cadeias produtivas de energia limpa.

Com a autorização de Singapura, o agronegócio brasileiro atinge 435 aberturas de mercado desde 2023, alcançando 72 destinos no período. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), esses resultados são fruto de esforços conjuntos para ampliar o alcance internacional dos produtos brasileiros.

A medida reforça o papel do Brasil como ator relevante na segurança alimentar e energética global, além de consolidar sua presença em mercados altamente competitivos e estratégicos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...