Maduro e Xi Jinping reforçam parceria estratégica entre Venezuela e China
Durante encontro em Moscou, líderes destacam aprofundamento da cooperação bilateral e compromisso com desenvolvimento conjunto
247 - Durante as celebrações do 80º aniversário da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, realizadas em Moscou, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, encontrou-se com o presidente da China, Xi Jinping. O encontro ocorreu em meio a um jantar oficial que reuniu diversos chefes de Estado presentes nas comemorações.
O presidente Xi parabenizou Maduro pelo início de seu novo mandato e expressou disposição para trabalhar com ele no "aprofundamento da cooperação pragmática entre os dois países, elevar as relações China-Venezuela a novos patamares e trazer maiores benefícios para os dois povos", de acordo com fala da porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, em postagem na rede social X.
Cooperação crescente
Em setembro de 2023, durante uma visita oficial de Maduro a Pequim, Xi Jinping anunciou a elevação das relações bilaterais ao nível de "associação estratégica para qualquer situação", a mais alta categoria diplomática concedida pela China, anteriormente atribuída apenas a países como Rússia, Paquistão e Belarus.
O encontro em Moscou reforça o compromisso mútuo de Venezuela e China em aprofundar sua cooperação estratégica, especialmente em um contexto de crescentes tensões geopolíticas e desafios econômicos globais.