Tornado destrói cidade no Paraná e as tempestades deixam 6 mortos e centenas de feridos no estado (vídeo)
Fortes eventos climáticos também causaram graves danos nos demais estados da Região Sul
247 - Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do país impulsionou ao longo da tarde e noite de sexta-feira (7) o deslocamento de uma frente fria, associada ao deslocamento de um ciclone extratropical do continente para o oceano. Por conta dessa combinação de sistemas foram registrados vários temporais severos sobre as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, informou o governo do estado do Paraná na noite de sexta-feira em comunicado.
“Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito de Iguaçu", diz o documento. O volume de chuvas passou dos 40 mm em cidades como Candói, Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão, São Jorge D’Oeste, Capanema, Dois Vizinhos (INMET), Boa Esperança do Iguaçu e Coronel Domingos Soares, segundo as informações oficiais.
De acordo com o site MetSul, o clima intenso também causou fortes estragos em regiões nos demais estados da Região Sul.
O município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foi arrasado pelos ventos, de acordo com o MetSul. A Defesa Civil confirmou na sexta-feira 5 mortos e 130 feridos no estado na noite de sexta-feira, e uma série de autoridades federais expressou condolências pelas mortes.
As atualizações mais recentes, deste sábado (3), da Defesa Civil estadual dão conta de 432 feridos. A Agência Brasil confirmou posteriormente mais um óbito em decorrência do ciclone no estado.
Os dados da Defesa Civil apontam que 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreram algum estrago na infraestrutura.