HOME > Sul

Temporais causam alagamentos, bloqueio de estrada e destelhamentos em municípios gaúchos

A ventania superou os 90 km/h, informou a Climatempo Meteorologia

Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)

247 - Pelo menos 16 cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas por chuvas nesta sexta-feira (9). A Defesa Civil gaúcha informou que houve destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e interrupção de vias. A ventania superou os 90 quilômetros por hora (km/h), segundo dados divulgados pela Climatempo Meteorologia, que publicou os números com base em informações do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O motivo das tempestades foi uma massa de ar quente e úmida, combinada com a aproximação e o deslocamento de uma nova frente fria, conforme detalhou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Havia ainda a possibilidade de queda de granizo.

No município de Soledade, a intensidade do temporal causou danos nos telhados de aproximadamente cem residências, além de obstruções em vias e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Em Triunfo, moradores de 20 residências tiveram prejuízos. Um asilo também foi atingido, e os idosos foram removidos para um abrigo com apoio do Corpo de Bombeiros.

Em Santa Maria, 15 bairros foram afetados por destelhamentos, alagamentos e pela queda de um muro em uma escola. A Defesa Civil retirou seis famílias de áreas vulneráveis na cidade.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...