HOME > Nordeste

Acampamento do MST tem escola e casas demolidas e sofre ameaça de despejo no RN

140 famílias vivem em estado de 'tensão' desde a quinta (26), quando uma escavadeira chegou no local, relata acampado

Acampamento do MST tem escola e casas demolidas e sofre ameaça de despejo no RN (Foto: Divulgação MST)

Brasil de Fato - O acampamento Zé Rosa, localizado no município de Barra de Maxaranguape, litoral norte do Rio Grande do Norte (RN), sofreu uma ameaça de despejo nesta quinta-feira (26). Famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupam a área desde 2021 afirmam que um grupo de homens não identificados chegou com retroescavadeira e escoltado pela Polícia Militar. Na ação, a escola construída pela comunidade e algumas casas foram derrubadas.

Naquele mesmo 2021 em que as 140 famílias construíram o acampamento, uma ordem judicial de despejo chegou a ser expedida. No entanto, devido a uma lei estadual do Rio Grande do Norte, toda ação do tipo precisa ser validada pelo Comitê Estadual de Resolução de Conflitos Fundiários Rurais. 

Segundo as famílias acampadas, logo que o grupo de homens chegou no local, na manhã de quinta, o Comitê foi acionado e um representante compareceu horas depois que intermediou a situação. No entanto, antes disso, já haviam sido derrubadas nove casas, além da escola.

Leia a reportagem completa no Brasil de Fato.

Carregando anúncios...