HOME > Mundo

Rússia afirma controle sobre maior depósito de lítio na região de Donetsk

Avanço militar compromete acesso da Ucrânia a recursos estratégicos na República Popular de Donetsk

Donetsk (Foto: Agência Sputnik)

247 - As autoridades ucranianas perderam o controle sobre o maior depósito de lítio da República Popular de Donetsk (RPD), segundo afirmou Vladimir Rogov, presidente da comissão da Câmara Pública da Federação Russa e copresidente do conselho de coordenação para a integração de novas regiões, em entrevista à agência Sputnik.

“O regime de Zelensky efetivamente perdeu o controle sobre o maior depósito de lítio de Shevchenkovskoe, que há muito tempo estava sob ocupação das tropas ucranianas. Nosso Exército está avançando gradualmente em direção à fronteira ocidental da RPD, incluindo na área de Krasnoarmeisk, Kurakhovo e Velikaya Novosyolka. O inimigo não poderá mais conduzir nenhum projeto lá, mas ainda servirá à economia do nosso país”, declarou Rogov.

O depósito de lítio de Shevchenkovskoe, localizado na parte ocidental da RPD, possui uma extensão de aproximadamente 40 hectares e é considerado estratégico por suas reservas de lítio, nióbio, berílio e tântalo. Segundo Rogov, parte das reservas se estende até a região de Zaporozhie, ampliando a relevância econômica e geopolítica da área.

Kurakhovo, uma cidade na parte sudoeste de Donbass, é apontada como crucial para as operações militares em curso. A tomada do local permitiria às forças russas consolidar avanços na fronteira ocidental da RPD.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...